Sobre
A história da Fundação Casa Hermes começa com um médico aveirense, Hermes de Oliveira Castanhas (1932-2015), que dedicou a sua vida à ginecologia e à obstetrícia e, com a mesma alma e dedicação, ao colecionismo.
Tinha interesses diversos, mas a História da Medicina foi o seu principal foco. Queria saber mais sobre a História e as histórias, conhecer o passado de médicos e profissionais de saúde e partilhar o seu conhecimento. Uma paixão que se transformou numa missão de vida.
Através de cada objeto, a partilha do conhecimento adquirido, ao longo de cinco décadas foi constante. Primeiro em exposições dedicadas à História da Medicina e, mais tarde, na Casa-Museu Dr. Hermes, o museu particular da família, em Aveiro, desde a década de 90.
Em 2018, após a morte do Fundador, coube à família, repensar o futuro da coleção e da Casa-Museu Dr. Hermes, com o objetivo de dar continuidade ao projeto iniciado, engrandecendo-o e alargando o seu propósito.
Em primeira instância, a salvaguarda da integridade da coleção acelerou a vontade e o processo de constituição da Fundação Casa Hermes, criada para dar continuidade ao legado patrimonial representado pelo acervo médico e, ao mesmo tempo, para promover, desenvolver e apoiar iniciativas de natureza cultural, científica e social nos domínios da proteção e promoção do património histórico, artístico e natural, educação, investigação, da saúde, prevenção e controle da doença, promoção do empreendedorismo, inovação e desenvolvimento, beneficência e solidariedade social.
Em 2020 começou a ser desenhado o novo Museu de Medicina e Saúde – o Skope, um projeto ambicioso que nasce sob a alçada da Fundação Casa Hermes e com base na coleção da Casa-Museu Dr. Hermes. À narrativa da História da Medicina e à valorização e partilha da coleção, junta-se agora o propósito de Educar para a Saúde.
A par da vertente pedagógica, a Fundação Casa Hermes assenta a sua atividade em pilares de atuação nas áreas da Educação, Formação e Responsabilidade Social, reforçando a literacia na esfera da saúde e a valorização dos grupos aos quais dedica a sua atividade.
Eixos estratégicos
Educar para a Saúde
O Fundador
Os objetos recolhidos, a que gostava de chamar “perfeições do passado”, desvendavam histórias que o fascinavam, de tal forma que o que começou por ser um hobby depressa se transformou numa missão: saber mais e partilhar o resultado do seu conhecimento.
Incansável, percorria o país de norte a sul, visitando exposições, feiras de antiguidades e antiquários, na procura incessante de tudo o que lhe revelasse mais conhecimentos sobre a História da Medicina.
Foi acompanhado no sonho pela sua mulher, Lena Marília Castanhas, bióloga de formação, professora de profissão e curiosa de coração, que participou em toda a dinâmica relativa à coleção e respetiva divulgação. Como pessoa da ciência, viveu este projeto na firme convicção de que o mais enriquecedor é alargar os horizontes do conhecimento para depois o partilhar.
Por ser um colecionador reconhecido, Hermes de Oliveira Castanhas foi nomeado, no ano de 1993, membro do Núcleo de História da Medicina da EAGO – European Association of Gynaecologists and Obstetricians, entretanto redenominada de EBCOG – European Board & College of Obstetrics and Gynaecology.
“…é preciso conhecer as rugas do passado para se conhecer a face do presente. Foi esta a lição de vida que recebemos e é este o motivo sublime de partilhar e divulgar os nossos esforços”.
Hermes de Oliveira Castanhas
Fundadores e Parceiros
Empresas e Entidades que apoiam a Fundação Casa Hermes e os seus projetos no âmbito do conhecimento, investigação e educação para a saúde.
FUNDADORES
Parceiro de Saúde
Parceiros Científicos
Parceiro Tecnológico
Parceiro Comunitário
Voluntariado de Competências
Fundadores e Parceiros
Empresas e Entidades que apoiam a Fundação Casa Hermes e os seus projetos no âmbito do conhecimento, investigação e educação para a saúde.
FUNDADORES
Voluntariado de Competências
Órgãos Sociais
Conselho de Administração
Presidente
Francisco Castanhas
Vogais
Rita Gíria
Tomás Castanhas
Vasco Castanhas
Conselho Fiscal
Presidente
Rogério Alves
RA& Associados
Vogais
Carlos Caetano
Deloitte Portugal
Rosinda Castanhas
VHumana
Conselho de Curadores
Ciência e Conhecimento
Médico Cirurgião
Lena Castanhas
Bióloga
Madalena Nunes Diogo
Fundadora Estrelas e Ouriços
Paula Basso
Diretora do Museu da Farmácia
Embaixadores
João Folque Antunes
Pedro Appleton
Fundadores
Ana Carolina Castanhas
VHumana
António Coutinho
MCoutinho
Arlindo Costa Leite
Vicaima
Artur Varum
CivilRia
Carlos Gomes
Leilosoc
Filipe Espinha
Revito
Hermes Ramalho Castanhas
Manuel Castanhas
Jorge Ferraz
Gloing Merit
José Afonso Carraca
Itaú (Grupo Trivalor)
Manuel Sobreiro
Grupo CAC
Maria Manuel Santos
Indasa
Miguel Casal
Grestel
Tiago Cerqueira
Chave Nova
Vasco Couto
FVC Group
Informação institucional
A Fundação Casa Hermes é uma pessoa coletiva com o NIPC 516425951, sem fins lucrativos, dotada de um património suficiente e irrevogavelmente afetado à prossecução de um fim de interesse social (Artigos 4º e 14º da Lei n.º 67/2021 de 25 de Agosto) , designadamente dar continuidade ao legado patrimonial representado pelo acervo médico agrupado ao longo de décadas pelo médico Hermes de Oliveira Castanhas, mediante o fim de promover, desenvolver e apoiar iniciativas de natureza cultural, cientifica e social, nos domínios da proteção e da promoção do património histórico, artístico e natural, da educação, investigação cientifica, saúde, prevenção e controlo da doença, promoção do empreendedorismo, inovação e desenvolvimento e beneficência e solidariedade social.
É uma Fundação de direito privado, instituída com património exclusivamente privado, cuja personalidade jurídica foi adquirida através de reconhecimento atribuído pelo Despacho nº 11176/2022, de 2 de setembro.
Cronologia Histórica
Década
1950
Primeira peça
Adquirida pelo então estudante de Medicina da Universidade de Coimbra, Hermes de Oliveira Castanhas, o selo de médico foi a primeira peça da sua coleção.
1976
Quinta de Aradas
Décadas
1980
/90
Congressos e conferências
Década
1990
Casa-Museu Dr. Hermes
A Casa-Museu e a coleção foram divulgadas ao publico pela RTP, em 1995:
Entrevista Hermes de Oliveira Castanhas RTP2
Reportagem de vídeo na Casa-Museu Dr. Hermes RTP2
1993
Membro do EBCOG
Por ser um colecionador reconhecido, Hermes de Oliveira Castanhas foi nomeado membro do Núcleo de História da Medicina da EAGO – European Association of Gynaecologists and Obstetricians, entretanto redenominada de EBCOG – European Board & College of Obstetrics and Gynaecology.
Década
2000
Colaboração com a Ordem dos Médicos
Com publicações regulares na Revista e no Boletim sobre a História da Medicina, com destaque para determinados objetos.
Boletim da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, nº30, 2007
Artigo “Raras preciosidades reunidas pelo Dr. Hermes de Oliveira Castanhas”. Pág. 16
Revista da Ordem dos Médicos, nº 85, 2007
Artigo do Dr. Hermes de Oliveira Castanhas. Apresentação do fórceps Tarnier, da coleção Casa-Museu Dr. Hermes. Pág. 40
Revista da Ordem dos Médicos, nº 91, 2008
Artigo do Dr. Hermes de Oliveira Castanhas. Apresentação de seringa de infografia da coleção Casa-Museu D. Hermes. Pág. 50
Revista da Ordem dos Médicos, nº 95, 2008
Artigo do Dr. Hermes de Oliveira Castanhas. Apresentação de balanças pediátricas, da coleção Casa-Museu D. Hermes. Pág. 32
2010
Publicação Casa-Museu Dr. Hermes
Foi editada a primeira publicação com uma seleção de peças da coleção e prefácio de José Manuel Silva, Bastonário da Ordem dos Médicos (2011-2016).
2013
Distinção Municipal
2022
Constituição da Fundação Casa Hermes
2023
Publicação Fundação Casa Hermes
Foi editada a primeira publicação da FCH, uma compilação de informação histórica com uma seleção de peças emblemáticas da coleção.
Destaque para os importantes depoimentos de Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos (2023 – presente); Germano de Sousa, Bastonário também da OM (1999-2004) e Pedro Appleton, Arquiteto, cujos contributos para a evolução da Fundação Casa Hermes têm sido determinantes.
2024