A Fundação Casa Hermes (FCH) marcou presença na conferência IBER2025 – Iberian Meeting on Atomic and Molecular Physics, que decorre de 21 a 24 de julho, em Vigo, Espanha.
O estudo “Material Study of Coolidge X-ray tubes in medicine: unveiling their history, technology, and use”, das investigadoras Marta Manso e Isabel Tissot (NOVA FCT), foi apresentado no evento, revelando resultados preliminares de uma investigação inédita sobre ampolas de raios X do tipo Coolidge, pertencentes à nossa coleção.
Esta investigação – realizada no âmbito do protocolo com o Laboratório de Instrumentação em Engenharia Biomédica e Física da Radiação da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa cruza ciência, história e conservação, contribuindo para a valorização do património científico e médico.
A participação nesta conferência internacional reforça a importância da colaboração entre instituições culturais e científicas e dá visibilidade ao compromisso da FCH com a preservação e estudo de instrumentos científicos históricos.
Agradecemos às Professoras Marta Manso e Isabel Tissot pelo trabalho desenvolvido.