As ampolas de raios X da coleção da Fundação Casa Hermes estão a ser objeto de um estudo aprofundado no âmbito do projeto “Trap in Glass – The Technology and Use of Early X-ray Tubes in Medicine”, agora em destaque na página do EPPIC – Early Photons and Photographic Imaging Conservation.
Este projeto visa investigar, do ponto de vista da ciência dos materiais, ampolas de raios X do início do século XX, utilizadas em contextos clínicos. O estudo procura compreender melhor os materiais usados, as marcas de uso e as escolhas tecnológicas associadas a estes objetos históricos da medicina.
A investigação está a ser conduzida em parceria com o LIBPhys, a VICARTE e a Fundação Casa Hermes, no âmbito do protocolo com o Laboratório de Instrumentação em Engenharia Biomédica e Física da Radiação da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (LIBPhys UNL NOVA FCT Executive Education) que cruza ciência, história e conservação, contribuindo para a valorização do património científico e médico.
Sobre o EPPIC:
O EPPIC – estudo e preservação do património industrial e científico – é um grupo de trabalho interdisciplinar que se dedica ao estudo, valorização e preservação do património industrial e científico. Reúne especialistas das ciências sociais, património, conservação e restauro, bem como das ciências físico-químicas. Atua em colaboração com universidades, museus, autarquias e laboratórios do Estado.
Saiba mais sobre o projeto aqui.