Fundação

A nossa história começa aqui

A história da Fundação Casa Hermes começa com um médico aveirense, Hermes de Oliveira Castanhas (1932-2015), que dedicou a sua vida à ginecologia e à obstetrícia e, com a mesma alma e dedicação, ao colecionismo.

Tinha interesses diversos, mas a História da Medicina foi o seu principal foco. Queria saber mais sobre a História e as histórias da Medicina, conhecer o passado de médicos e profissionais de saúde e partilhar o seu conhecimento. Uma paixão que se transformou numa missão de vida.

A coleção reúne objetos, aparelhos médicos, clínicos e científicos, livros, pinturas, esculturas e mobiliário de diversas áreas relacionadas com a medicina e as ciências da saúde, de variadas épocas e proveniências, capazes de narrar uma história plural, transversal e multidisciplinar da sociedade, ciência, medicina, política, arquitetura, cultura e mentalidades.

Através de cada objeto, a partilha do conhecimento adquirido ao longo de cinco décadas foi constante. Primeiro em exposições dedicadas à História da Medicina e, mais tarde, na Casa-Museu Dr. Hermes, o museu particular da família, em Aveiro, desde a década de 90.

O espaço museológico estava localizado na Quinta de Aradas, uma propriedade adquirida em 1976 à família Chaves da Maia anteriormente emigrada no Brasil, tendo no seu regresso construído uma casa ao estilo de “brasileiro de torna viagem”, que destaca traços arquitetónicos de outros tempos e outros lugares, tornando-a num espaço singular e enriquecedor da própria coleção.

Em 2018, após a morte do fundador, coube ao filho e à sua família, repensar o futuro da coleção e da Casa-Museu Dr. Hermes, com o objetivo de dar continuidade ao projeto iniciado pelo seu pai, engrandecendo-o e alargando o seu propósito.

Em primeira instância a salvaguarda da integridade da coleção acelerou a vontade e o processo de constituição da Fundação Casa Hermes, criada para dar continuidade ao legado patrimonial representado pelo acervo médico e, ao mesmo tempo, para promover, desenvolver e apoiar iniciativas de natureza cultural, científica e social nos domínios da proteção e promoção do património histórico, artístico e natural, educação, investigação, da saúde, prevenção e controle da doença, promoção do empreendedorismo, inovação e desenvolvimento, beneficência e solidariedade social.

A Fundação Casa Hermes é uma fundação de direito privado, instituída com património exclusivamente privado, cuja personalidade jurídica foi adquirida através de reconhecimento atribuído pelo Despacho nº 11176/2022, de 2 de setembro, emitido pelo Gabinete do Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros.

Em 2020 começou a ser desenhado o novo Museu de Medicina e Saúde – o Skope, um projeto ambicioso que nasce sob a alçada da Fundação Casa Hermes, e com base na coleção da Casa-Museu Dr. Hermes. À narrativa da História da Medicina e à valorização e partilha da coleção, junta-se agora o propósito de educar para a saúde, num espaço de conhecimento nas áreas da História da Medicina e da saúde.

A par da vertente pedagógica, a Fundação Casa Hermes assenta a sua atividade em pilares de atuação nas áreas da responsabilidade social e formação, reforçando a literacia na esfera da saúde e a valorização dos grupos aos quais dedica a sua atividade.

Eixos Estratégicos

Educar para a Saúde

Formar para o Futuro

Responsabilidade Social

O Fundador

Hermes de Oliveira Castanhas (1932-2015) nasceu em Oliveira do Bairro, a 16 de março de 1932, licenciou-se em Medicina, na Universidade de Coimbra, em 1960, e foi mobilizado para Angola, como médico miliciano, entre 1962 e 1964. Fez as especialidades de ginecologia e de obstetrícia na Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, e exerceu clínica na Maternidade Byssaia Barreto, em Coimbra, e nos Hospitais de Águeda e Aveiro.

Os objetos recolhidos, a que gostava de chamar “perfeições do passado”, desvendavam histórias que o fascinavam, de tal forma que o que começou por ser um hobby depressa se transformou numa missão: saber mais e partilhar o resultado do seu conhecimento.



Incansável, percorria o país de norte a sul, visitando exposições, feiras de antiguidades e antiquários, na procura incessante de tudo o que lhe revelasse mais conhecimentos sobre a História da Medicina.

Foi acompanhado no sonho pela sua mulher, Lena Marília Castanhas, bióloga de formação, professora de profissão e curiosa de coração, que participou em toda a dinâmica relativa à coleção e respetiva divulgação. Como pessoa da ciência, viveu este projeto na firme convicção de que o mais enriquecedor é alargar os horizontes do conhecimento para depois o partilhar.

Por ser um colecionador reconhecido, Hermes de Oliveira Castanhas foi nomeado, no ano de 1993, membro do Núcleo de História da Medicina da EAGO – European Association of Gynaecologists and Obstetricians, entretanto redenominada de EBCOG – European Board & College of Obstetrics and Gynaecology.

“…é preciso conhecer as rugas do passado para se conhecer a face do presente. Foi esta a lição de vida que recebemos e é este o motivo sublime de partilhar e divulgar os nossos esforços”.

Hermes de Oliveira Castanhas

Informação Institucional

A Fundação Casa Hermes é uma pessoa coletiva com o NIPC 516425951, sem fins lucrativos, dotada de um património suficiente e irrevogavelmente afetado à prossecução de um fim de interesse social (Artigos 4º e 14º da Lei n.º 67/2021 de 25 de Agosto) , designadamente dar continuidade ao legado patrimonial representado pelo acervo médico agrupado ao longo de décadas pelo médico Hermes de Oliveira Castanhas, mediante o fim de promover, desenvolver e apoiar iniciativas de natureza cultural, cientifica e social, nos domínios da proteção e da promoção do património histórico, artístico e natural, da educação, investigação cientifica, saúde, prevenção e controlo da doença, promoção do empreendedorismo, inovação e desenvolvimento e beneficência e solidariedade social.

É uma Fundação de direito privado, instituída com património exclusivamente privado, cuja personalidade jurídica foi adquirida através de reconhecimento atribuído pelo Despacho nº 11176/2022, de 2 de setembro.

Estatutos